SANGAR

10/10/2011 17:43

SANGAR

 

Oitenta anos de paz na terra de Israel (Jz 3.30 – a terra sossegou oitenta anos), Mas novamente iniciou os conflitos entre os povos, Os filisteus que outrora era amigo do povo de Deus, nesta época vemos ao contrário, pois é a primeira vez que encontramos a menção do nome filisteus na Bíblia como inimigo de Israel e é esta nação que vivia na região sudoeste da terra de Canaã, perto do Mar Mediterrâneo, eles começaram a se deslocar para o norte rumo ao Egito, e os egípcios querendo conter o avanço deste povo contratou um bando de mercenários para detê-los, porque sabia que este grupo de filisteus saqueava o povo de Israel e faziam com que os viajantes e as caravanas a tomarem desvios tortuosos (Jz 5.06 – Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, cessaram os caminhos de se percorrerem; e os que andavam por veredas iam por caminhos torcidos). Não há provas bíblicas de que Sangar fosse um israelita e um Juiz. Sangar poderia ser um grande líder egípcio. Sua luta contra os Filisteus beneficiou o povo Egípcio e também o povo de Israel. Mas uma vez vemos um homem ser usado pelo Senhor, se era de Israel ou não a verdade é que não sabemos a sua nacionalidade, A expressão Filho de Anate significa um título a uma deusa Anate, protetora dos guerreiros, mas uma prova que ele não era de Israel. Sangar sem ajuda de ninguém e em suas mãos uma aguilhada ou “vara” de boi que media mais ou menos dois metros, vara esta que era usada pelos boiadeiros em conduzir o gado, a sua ponta era feita completamente de metal e foi este utensílio que  serviu como uma ferramenta de guerra, caso não encontrasse outra arma disponível, Sangar através do improviso libertou Israel da mão dos filisteus. (Jz 3.31 – feriu seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel).

 

A arma fundamental de Sangar foi o improviso que significa:

·        Inventar,

·        Preparar às pressas,

·        De repente

·        Fazer algo sem que aja preparação

·        Falar falsamente

 

A palavra de Deus tem alguns assuntos sobre o termo improviso, e alguns deles estão na cidade de refúgio, pois eram cidades criadas somente para casos de acidentes se um homem fosse réu de homicídio involuntário, devia permanecer naquela cidade até a morte do sumo sacerdote; então, poderia voltar para casa em segurança (Nm 35.22 – Porém, se a empurrar de improviso, sem inimizade, ou contra ela lançar algum instrumento sem desígnio; ou sobre ela fizer cair alguma pedra sem o ver, de que possa morrer, e ela morrer, e ele não era seu inimigo nem procurava o seu mal, Nm 35.28 – Pois deve ficar na cidade do seu refúgio, até à morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão).

 

Outro caso foi que Abimeleque matou os moradores de Siquém e destruiu a cidade de surpresa ou seja de improviso, (Jz 9.44 – Porque Abimeleque e as tropas que com ele havia deram neles de improviso e pararam à entrada da porta da cidade; e as outras tropas deram de improviso sobre todos quantos estavam no campo e os feriram). Mas adiante iremos estudar afundo os feito de Abimeleque que causaram a sua ruína.

 

Estamos vivendo em tempos oportunos da palavra de Deus e nunca o evangelho foi tão pregado com tamanha trepides, vemos a mensagem atingir os pontos cardeais do planeta é claro que muitos não estão anunciando a verdadeira mensagem do Senhor, mas isto é o próprio Deus que vai tratar especialmente com aqueles que negam as verdades da Escritura Sagrada. O Termo improviso tem surgido em muitos lugares e especialmente, por pessoas que se acham no direito de pensar que são ungidos do Senhor, então, tudo que venha na cabeça eles falam sem ao menos haver um preparação, sem saber se é Deus mesmo que deu a mensagem a ser proclamada, mas porque me preparar pois sou um “atalaia de Deus”, um “vaso nas mãos do oleiro”, sou uma “bênção”, tudo que falo acontece.

O caso de improviso em tempos modernos da mensagem de Deus, devemos reconhecer inicialmente não pelos dons que a pessoa possui, mas, pela a sua sabedoria através da humildade e é isto que evidencia a mensagem que sai da sua boca, não pelos seus conhecimentos humanos ou fábulas, ilustradas que tem como objetivo somente proteger com carinho os pecados de muitos ou porque acham que estão correto mas, antes de tudo isto  é necessário haver uma preparação antes que o improviso o pegue de mãos atadas. Vemos hoje muitos homens que se dizem serem homens de Deus, mas nunca estão pelo menos duas horas por dia diante das paginas do Livro sagrado, mas a vida de todo mundo que está a sua volta eu tenho certeza que ele sabe “de cor e salteado”. Mas não tem uma preparação dentro da Palavra do Senhor, aqui vemos que Sangar venceu os filisteus 600 homens pelo o improviso, neste contexto digo assim que nos não devemos improvisar, pois quem tem esta autoridade de improvisar é somente o Senhor Jesus Cristo, pois é ele que vai pegar o mundo de improviso, de repente num abrir e fechar dos olhos, não cabe o crente improvisar mais vigiar e aguardar o toque da trombeta anunciando que o Grande dia chegou para aqueles que aguardam a sua salvação. (Mc 13.32-37 – Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai).

 

(Lc 21.34-36 – E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque avirá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.

 

Não vamos seguir o exemplo de Sangar para improvisar, mas vamos seguir uma ordem do mestre em Vigiar!!!!!!

—————

Voltar