O que é Arrebatamento

18/10/2011 19:36

O Que é Arrebatamento??

        Sabemos que existem hoje varios tipos de denominação umas tem as suas doutrinas baseadas de acordo as suas vontades, outras usam apenas aos costumes humanos para de adequar a um tipo de seguimento doutrinário, assim sendo hoje todas tem a sua forma de interpretar a Escritura Sagrada, não deveria ser assim, verdade é que existem denominações para todos os gostos, penso se Apostolo Paulo, vivesse nesta época como seria a mensagem de Boas Novas para essa sociedade em pleno século XXI, mas não tem como negar a maioria dessas denominações acredita em algum tipo de arrebatamento.

        O arrebatamento está presente e é a crença que um dia determinado por Deus ele enviará a ordem aos seus anjos, para fazer a colheita na terra, nesta colheita estarão presente somente o trigo do senhor, que serão arrebatados daí vem o termo arrebatamento que é uma reunião, nas nuvens, de todos os salvos, tanto dos que tiverem morrido como dos que estiverem vivos. (1Ts 4.17).

        Em 1 Tessalonicenses 4:17 a palavra grega “harpazo” é traduzida “arrebatados” na versão Almeida Revista e Atualizada. O termo significa “agarrar, apanhar” (Arndt & Gingrich. 108). A palavra “vinda”, usada para descrever a vinda de Cristo (1 Tessalonicenses 4:15) é traduzida a partir da palavra grega “parousia”. Ela significa presença, vinda, chegada” (Ibid. 635). Sempre foi usada para presença literal (cf. Filipenses 2:12). Finalmente, a palavra “manifestação” usada para descrever a segunda vinda de Jesus (1 Timóteo 6:14), vem do grego “epiphaneia” (equivalente em português a epifania). Esta palavra refere-se a “uma manifestação visível de uma divindade escondida” (Ibid. 304)

A Bíblia usa estas palavras:

  • “arrebatados” (harpazo)
  • “vinda” (parousia)
  • “manifestação” (epiphaneia)

            O Senhor irá destruir o sem lei “pela manifestação (epiphaneia) de sua vinda (parousia)” (2 Tessalonicenses 2:8). Esta “vinda” (parousia) é na mesma hora que ele arrebatará os santos (1 Tessalonicenses 4:15,17). Jesus não voltará uma terceira e quarta vez; há apenas a segunda vinda.

            Antes que Jesus fosse levado aos céus ele prometera aos seus discípulos acerca do ARREBATAMENTO, que ele ia voltar uma segunda vez, e não outra terceira vez, ou quarta vez (Jo 14.1-3), esta é sem duvida alguma a maior esperança para igreja do Senhor na Terra. Se for uma esperança é porque alguém prometeu como Jesus não é um mentiroso, suas palavras são verdadeiras (1Pe 2.22), e com isso significa a iminência do ARREBATAMENTO acontecerá sem aviso prévio para igreja.

  • 1Co 1.07 - De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo
  • 1Co 16.22 – Maranata!!!
  • Fp 3.20 - Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
  • 1Ts 1.10 - esperar dos céus a seu Filho
  • 1Ts 4.15-18 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e  assim estaremos sempre com o Senhor.
  • 1Tm 6.14 - que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo
  • Tt 2.13 - aguardando a bem-aventurada esperança me o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.
  • Hb 9.28 – assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação
  • Tg 5.7-8 – Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.
  • Ap 3.11 – Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
  • Ap 22.12 – E eis que cedo venho, ne o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.
  • Ap 22.20 – Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!

“harpazo”, em grego, e significa, literalmente, “dominar por meio da força” ou “capturar”. Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento grego, em contextos diferenciados, com significados distintos:

  • Mt. 12.29;
  • Jo. 10.12;
  • Jo. 6.15;
  • 10.28-29;
  • At. 23.10;
  • Jd. 23;
  • At. 8.39;
  • II Co. 12.2,4;
  • Ap. 12.5).

Além do termo “harpazo”, o NT usa outros vocábulos para se referir ao arrebatamento:

  • “episynagoge” (reunião – II Ts. 2.1);
  • “allatto” (mudar – I Co. 15.51-52);
  • “paralambado” (levar – Jo. 14.3);
  • “epifanéia” (manifestação – Tt. 2.13);
  • “rhuomai” (atrair para si – I Ts. 1.10);
  • “apocalypsis” (revelação – I Pe. 1.13);
  • “parousia” (presença – Tg. 5.7-8);

Algumas Pessoas Marcaram o ARREBATAMENTO e ERRAM!!!

A vinda de Jesus não pode ser marcada pelo homem!!!!

        Ninguém sabe, só é possível saber que o evento é iminente, pois os sinais se identificam no decorrer da história. Agora se deve evitar ao máximo especulações, que sempre caem no terreno arenoso de heresias, fantasias e fanatismos. Quando Cristo adverte que o dia e hora não podem ser previstos, isso não significa que o ano ou século ou o milênio poderão! Ora, muitos empolgados com a escatologia falam besteiras como: “estamos na última geração”, “somos o último avivamento antes da vinda de Cristo”, “Cristo voltará logo, pois sempre algo acontece num período de dois mil anos” etc. Lembremos sempre das palavras de Jesus: “Não vos pertence saber os tempos ou épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (Atos 1.7).

        Os cristãos devem vigiar e orar, sempre preparados para a vinda de Cristo, mas nunca obcecados em querer especular sobre a proximidade do fim do mundo. Você então pergunta: Então porque os sinais? Ora, sinais não devem ser objetos de especulação, mas simplesmente advertências sobre a malignidade que os cristão enfrentarão no decorrer da história eclesiástica antes da vinda de Cristo. Como esperar o arrebatamento? Nunca pegar calculadoras ou “mapas escatológicos” para dizer que essa é a última geração, mas sim esperar a vinda de Cristo recebendo o poder do Espírito Santo e testemunhando até que Cristo volte (At 1.7-8).

        É engraçado como nós evangélicos costumamos em mensagens evangelísticas usar abusivamente a frase: “Jesus está voltando”. Ora, essa consciência deve despertar a Igreja para desempenhar a cada dia o seu papel: A grande comissão! “O Jesus está voltando” deveria servir como incentivo para engajamento nessa missão e não virar clichê de evangelista, pois essa frase deve ser voltada principalmente para a comunidade cristã.Várias foram as tentativas para marcarem a vinda de Cristo, ou seja, a data do arrebatamento. Muitos ignoraram a advertência de Cristo, que “daquele Dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36). Alguns exemplos podem ser citados:

  • Guilherme Miller = O fundador do Adventismo marcou a vinda de Cristo para os dias 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. 
  • Charles Taze Russell = O fundador da seita “Testemunhas de Jeová” marcou eventos apocalípticos para os anos de 1909, 1914 e 1915. Seus seguidores ainda marcaram a volta de Cristo para 1984. 
  • Bang-Ik Há = O coreano fundador da seita “Missão Taberá”, marcou a vinda de Jesus para 1992.
  • John Hinkle =  Um pastor de Los Angeles, que marcou a vinda de Cristo para o dia 9 de Julho de 1994.
  • Valnice Milhomens = A “apóstola” da Confissão Positiva marcou a vinda de Cristo para um sábado de 2007, ou shabbat, como os judaizantes preferem dizer. Sendo quarenta anos depois de 1967, o ápice do Movimento Carismático, segundo Milhomens. Hoje ela se defende dizendo que a o vídeo de sua pregação estava fora do contexto!

Quem participará do arrebatamento?

            A Bíblia descreve alguns personagens desse evento, especialmente em dois textos que dão destaque ao arrebatamento, que é I Co 15.51-54 e I Ts 4.13-18. Esses personagens são: 

  • Jesus Cristo = No arrebatamento é a pessoa de Cristo que aparece que um papel principal, pois como disse Paulo: “o mesmo Senhor... descerá do céu” (1 Ts 4.16). Simplesmente uma cena marcante, pois é certamente o cumprimento da promessa que o Senhor nunca nos deixará sós, mas que virá em breve nos buscar. (Mt 28.20; At 1.11)
  • O arcanjo = Certamente Miguel participará desse evento, pois é o único arcanjo mencionado nas Sagradas Escrituras. Logo, arcanjo só existe um, pois a palavra grega archangelos significa “anjo principal”. Assim como o nascimento de Cristo foi anunciado por anjos, assim será também sua segunda vinda.
  • Os mortos em Cristo = Os mortos em Cristo de todas as épocas ressuscitarão em corpos gloriosos, semelhantes ao de Cristo quando ressuscitou. Na glorificação dos santos os frágeis corpos mortais serão revestidos de imortalidade. Serão os primeiros a ressuscitarem, como Paulo lembra em I Ts 4.16. Os santos que hoje morrem mais cedo encontrarão com o Noivo.
  • Os vivos em Cristo = “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (I Ts 4.17). “Nem todos dormiremos (ou seja, morreremos), mas todos seremos transformados” (I Co 15.51).

Elementos atrelados ao arrebatamento

  • Surpresa = Textos como Mt 24.36, 42-44; 25.13 e Tt 2.13 mostram que esse evento será uma surpresa. As exortações para com a vigilância não fariam sentido sem o elemento “surpresa”.
  •  Velocidade = No texto de I Co 15.52, Paulo usa a palavra grega átomos, que foi traduzida por Almeida como “num momento”. Na química antiga o átomo era considerado o último elemento da matéria, portanto indivisível, ou seja, impossível de ser cotado [5]. A palavra grega átomo mostra como a velocidade do arrebatamento é enorme. Outras expressões bíblicas como o “abrir e fechar dos olhos” (I Co 15.52) mostram a velocidade desse acontecimento.
  • Invisibilidade = As expressões gregas para definir esse evento, como a própria palavra arrebatamento, dão a entender que teremos o elemento da invisibilidade.

CONCLUSÃO:

                    A promessa do retorno de Cristo para arrebatar Sua igreja é motivo de amor para a Igreja, figurado na expectativa da noiva pelo seu amado (I Pe. 1.8). Essa esperança serve também de estímulo para a santificação, na medida em que buscamos agradar ao Senhor até que Ele venha ( Jo. 3.2-3; II Pe. 3.11-15). Enquanto essa promessa não se cumpre, estejamos, pois, envolvidos na seara do Mestre, sem desperdiçar oportunidades para levar outros a confiarem em Cristo enquanto ainda há tempo (II Pe. 3.8,9,14,15).

 

 

 

—————

Voltar