Jesus é a Nossa Arca

01/10/2011 23:01

Uma simbologia Bíblica,

Jesus é a nossa “Arca de Noé”.

(Quem nela entrar se salvará)

 

·        (Gn 7.13) E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca; (16) e o Senhor fechou a porta.
·         (IPe 3.20) os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água,
·       (Ap 3.07) Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
·       (Cl 3.2-3) Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

O mundo estava corrompido (Gn 6.12) E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então Deus disse que estava arrependido de ter feito o homem na terra (Gn 6.06) Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração, Não Somente o homem, mas toda a sua criação como animais, aves e repteis a tristeza do Senhor em ver a sua imagem e semelhança o homem longe da sua vontade o fez julgar o planeta Terra (Gn 6.07) E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.Antes de Deus exterminar esta sociedade, existia um porém era preciso encontrar um homem que ainda restava traços de sobriedade, então o Senhor encontrou este homem chamado Noé, se o Senhor “achou” era sinal que o Senhor estava procurando (Gn 6.08) Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. O fato primordial que o Senhor ter encontrado Noé, foi que ele andava com o Senhor era justo e reto (Gn 6.09) Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

Já ouvi muitos ministrar acerca deste assunto e na maioria a centralidade da Bíblia está longe da vontade de Deus, porque em momento algum eu li que Noé estava fazendo a obra de invenções que os heréticos insistem em observar, Noé ao iniciar a arca a mando de Deus (Gn 6.14) Faze para ti uma arca da madeira de gofer, algumas pessoas, chamavam Noé de doido, por estar entrando no ramo da engenharia naval, a verdade é que nunca li que o próprio Noé respondia, se a pessoa não o ajudasse ela iria morrer, pois também nunca li que Noé anunciava o dilúvio. Noé em momento algum da sua missão em construir a Arca pediu auxilio a uma sociedade corrompida, pois realizar exercício da obra que o Senhor havia designado era preciso haver muita dedicação ou era a Arca ou era o dilúvio, Noé já estava ciente destes fatos relatados pelo próprio Senhor (Gn 6.17) Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará. Única forma de Deus exterminar uma sociedade que não cumpria os seus desígnios era através do Dilúvio, se viesse o fogo do céu repentinamente, muitos na mesma hora iam se aproximar de Deus, a vontade de Deus em mandar o dilúvio foi que a água a principio é considerada como fonte de bênção ao justo e também ao injusto (Mt 5.45) a chuva desça sobre justos e injustos, a água só se torna maldição ao homem em escala desproporcional a sua região, com isto já era tarde de abrigar-se, porque a água penetra em todos lugares (Sl 109.18) penetre ela nas suas entranhas como água, a verdade é que os homens não perceberam o juízo de Deus (Mt 24.39) e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, Muitos estão vivendo aos dias da regalada (Lc 1619) vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Pensam pelo fato de estarem bem, vivendo uma vida próspera e cheia de “bênçãos” conseguiram a eterna vida, mas antes de tudo isto é preciso ser escolhido a estar dentro da ARCA.

Noé tinha achado graça aos olhos do Senhor e agora Deus estabelece uma ALIANÇA com Noé e sua família, (Gn 6.18) Mas contigo estabelecerei o meu pacto; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos contigo. Neste Contexto é a primeira vez que aparece o termo aliança e isto é uma condição que o próprio Senhor estabelece aos seus escolhidos em favor da obediência da Palavra (Jo 14.23) Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada, (Sl 119.140) A tua palavra é muito pura; por isso, o teu servo a ama. Deus não disse que outras pessoas entrariam na Arca, o que quero dizer é que somente a família de Noé e que ia ser salva e ponto final, foi assim que Deus quis fazer e não como o homem pensa ou acha que é certo (Hb 11.07) Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé, preste bastante atenção a ALIANÇA de Deus com Noé só se cumpria com a realização da Arca, ou seja, através da sua Palavra, como você pensa que Deus falou com Noé? (Gn 6.13) Então, disse Deus a Noé, (Gn 6.22) Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Deus não usou passarinhos, sonhos, profetas, sinais, quando o Senhor quis estabelecer uma ALIANÇA com Noé ele usou a sua Palavra.

(Lc 17.26) E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem. Jesus mostra a realidade de que a sua volta será em uma hora inesperada, então é neste momento que o homem precisa se apegar mais na Palavra de Deus e se tornar mais Cristão. Mesmo que o homem esteja preparado, também é preciso que a Arca esteja pronta para o dilúvio, uma forma de juízo de Deus novamente sobre a terra, não com água, pois o Senhor prometeu Noé que nunca mais julgaria a terra com água (Gn 9.10) não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E como prova da minha Aliança eu colocarei um arco nas nuvens (Gn 9.16) E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda alma vivente de toda carne, que está sobre a terra. Mas um juízo acerca da perseverança, Noé quando gerou os seus filhos ele tinha quinhentos anos (Gn 5.32) era Noé da idade de quinhentos anos e gerou Noé a Sem, Cam e Jafé, ao terminar a construção da Arca Noé tinha seiscentos anos (Gn 7.06) era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra, Noé gastou cem anos de sua vida para a construção da Arca, é preciso que o homem gaste um tempo de sua vida na construção da Arca.

A Arca está pronta para o dilúvio, toda espécie de animais entram na Arca, macho e fêmea e somente a família de Noé e o Senhor fecha a porta (Gn 7.16) E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR da fechou por fora. Ao fechar a porta ninguém mais poderia entrar, os que estão dentro se salvarão do grande juízo de Deus os que estiverem fora morreram, qual a sua condição neste momento fora ou dentro? Em meio a uma sociedade Deus escolhe apenas oito almas (1Pe 3.20) nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram, uma coisa eu tenho certeza poucas pessoas estão achando graça aos olhos do Senhor, são justos e os seus passos são retos, milhões e milhões de pessoas dizem ser um povo escolhido por Deus em construir ou estar dentro da Arca, mas a realidade é que Deus sabe quem são os seus, por estar em perseverança e afastando da iniqüidade (2Tm 2.19) O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

 

Breve estarei disponibilizando mais Estudos para seu enriquecimento espiritual!!

 

Ev. Olicio Jose

Paz do Senhor

—————

Voltar