EÚDE

08/10/2011 20:03

EÚDE

 

            Eúde fazia parte da Tribo de Benjamim era filho de Gera e o fato interessante e que ele era canhoto (Jz 3.15 – Então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, e o SENHOR lhes levantou um libertador: Eúde, filho de Gera, benjamita, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas.), Com a morte de Otniel os israelitas pecaram novamente contra o Senhor os israelitas com este ato de desagrado ao nosso Criador ficaram debaixo de servidão durante dezoito anos sob a mão do Rei Eglom o moabita, mas uma vez o povo de Israel pede auxílio a Deus riquíssimo em misericórdia para que mande um libertador é neste contexto que o nome de Eúde é mencionado com juiz em favor de sua nação.

A Bíblia relata sobre a questão de ser canhoto, vemos aqui e em outros lugares tais como: (Jz 20.16 – Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais todos atiravam com a funda uma pedra a um cabelo e não erravam.), (1Cr 12.01 – Armados de arco, usavam da mão direita e esquerda em atirar pedras e em despedir flechas com o arco; eram estes dos irmãos de Saul, benjamitas) isto sugere que essa Tribo de Benjamim tinha o costume de usar técnicas ambidestras (este é o termo “ambidestro” que está escrito na vulgata, mas também podemos dizer “canhotos”) no manejo de armas. O fato de ser canhoto já representava uma grande vantagem fora do comum, que podia ser usada como fator estratégico e foi coma mão esquerda que Eúde deu um golpe fatal contra Eglom o rei moabitas (Jz 3.21 – Então, Eúde estendeu a sua mão esquerda, e lançou mão da espada da sua coxa direita, e lha cravou no ventre,).

 

Esse ato praticado não entra em contradição com o texto Ex 20.13 – Não matarás?

 

1.      Não vemos na Bíblia que Deus aprovou tal ato de Eúde.

2.      Deus levantou Eúde, mas não justifica que ele pode sair por ai matando todos que ver ou achar contra o povo de israel, pois Deus também levantou Faraó (Rm 9.17 – Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra). E mesmo assim as pragas do Egito caíram por sobre ele e sua nação. Deus sempre usou homens ímpios para realizar seus planos, foi o caso do Rei Ciro que teve uma importante tarefa libertar os israelitas do cativeiro (Is 45.01 – Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro) Deus faz os seus projetos e planos da maneira que lhe desejar agora quem eu sou para questionar o seu agir, mas uma coisa é certa; Deus faz a sua obra e usa o homem seja ímpio seja crente, usa até animais o fato evidencial é saber quem está nos planos de Deus? Pois só sabemos quem está nos seus planos depois deles serem executados.

 

3.      Muitos homens pecaram – Vemos também que Eúde podia ter pecado neste ato praticado.

 

·        Abraão Mentiu

·        Davi com Bate-Seba

·        Poligamia de Salomão

·        Pedro negou Jesus

·        A incredulidade de Tomé

·        A arrogância de Saulo, antes de se converter em Paulo

 

 

4.      Por mais que o assassinato seja pecado é Deus quem tira e dá a vida ao homem, Deus faz isto por meio natural ou não.

 

Dt 32.39 – Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.

Jó 1.21 – Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu me o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR.

Is 45.07 – Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.

Ez 33.11 – Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva

—————

Voltar